Google maps: guia completo sobre o aplicativo de navegação do Google

google maps

O Google Maps surgiu em 2005 e desde então revolucionou os aplicativos para dispositivos móveis. Afinal, com ele é possível ter em mãos mapas e diversas informações geográficas!

Com o passar dos tempos ele se aprimorou. Com isso, passou a indicar também opções de rotas menos congestionadas e mais rápidas. Igualmente, orientações sobre o transporte público que são uma verdadeira mão na roda para turistas e novatos.

Pensando nisso, nós desenvolvemos um manual que contém um guia completo para que sua navegação pelos mapas do Google faça uso de todas as ferramentas que ele oferece. Continue lendo e confira.

google maps

Conheça os Planos de Internet da Claro para sua empresa e tenha a melhor conexão pelo menor preço! Acesse já https://clarocombomais.com.br/

Como usar o Google Maps?

Primeiramente, cabe saber como acessar os serviços do aplicativo de mapas. Para isso, existem 02 opções:

  • Pelo desktop, através do site maps.google.com.br;
  • Pelo aplicativo de celular, compatível com iOS e Android.

Ao entrar na página você irá se deparar com uma série de serviços. Também, é possível acessar informações, imagens e mapas de locais com base em um endereço específico ou mesmo de um bairro ou cidade.

Abaixo, conheça mais sobre as funções que o aplicativo oferece e como usá-las.

Principais funções do Google Maps e como utilizá-las

O aplicativo de mapas do Google oferece inúmeras vantagens. Afinal, conforme já falamos, ele não se limita aos endereços e rotas de forma simples. Junto a isso existem recursos que melhoram de sobremaneira a sua experiência.

Veja como aproveitar tudo o que o aplicativo oferece e quais são essas funções!

1. Rotas de trânsito

Esse é um dos usos mais comuns do aplicativo Google Maps. Essa função permite ao cidadão conhecer as melhores formas de ir do ponto inicial ao seu destino. 

Contudo, engana-se quem acha que essa facilidade se destina apenas aos automóveis. Afinal, os mapas do Google também apontam rotas para transporte público, pedestres e também ciclistas.

Em relação ao transporte público, aponta quais são as linhas disponíveis e onde elas passam, exatamente. Para pedestres e ciclistas, leva em consideração ciclovias e melhores locais de circulação.

Para obter tudo isso basta apenas colocar o destino inicial e o final nos itens de preenchimento no aplicativo. Após, selecionar a forma de deslocamento. Pronto. Após, você saberá quais são as rotas disponíveis e, dentre elas, as mais rápidas.

2. Google Street View

Está alugando um lugar para passar suas férias ou indo visitar algum lugar desconhecido? Pois para isso o Google Maps pode lhe ajudar com o Street View.

Essa ferramenta oferece imagens em 360º dos endereços. Além disso,novamente é possível navegar a partir de uma cidade ou bairro, sem tanta especificidade.

Contudo, não são todas as ruas, cidades e bairros que oferecerão em detalhes imagens de todos os locais.

3. Lugares próximos

Outra das ferramentas do Google Maps que é perfeita para turistas ou para pessoas que recém se mudaram para outro lugar é a de “Lugares Próximos”.

Com ela é possível localizar estabelecimentos cujos endereços sejam próximos ao local em que você está. 

Por exemplo, considere que você está em Curitiba pela primeira vez e deseja encontrar um bom restaurante. Basta abrir o Google Maps e digitar “restaurantes” e ele, a partir da sua localização do GPS, indicará estabelecimentos próximos.

Vários outros estabelecimentos também são compatíveis aos mapas do Google. Assim, é possível localizar shows, bares, parques, teatros, hotéis, bancos, hospitais e várias outras coisas.

O número de estabelecimentos que compõem os dados dos mapas é cada vez maior. 

Por fim, a grande maioria deles acompanha avaliação dos clientes que é feita no próprio Google. Ela inclui preços, atendimentos e outros. Dessa maneira a escolha se torna mais fácil.

4. Guia “Para Você”

O “Guia para Você” é outra das funções do Google Maps que conta com personalização. Isso, pois, ele analisa seu histórico de uso do app e, a partir disso, torna-se capaz de dar sugestões de locais que podem ser úteis para você.

Para ter acesso à função basta abrir normalmente o aplicativo. Então, clique em “Para Você”, que estará na tela inicial. Nesse momento aparecerão sugestões de estabelecimentos. 

Para ver como visitá-los, basta clicar em “Quero Visitar”. Assim, não apenas você tem acesso às rotas, como também salva os estabelecimentos em uma galeria. Quando resolver ir até eles, basta consultá-la.

5. Mapas Offline

Por fim, embora muitas pessoas não saibam, o Google Maps também opera de forma offline. Ou seja, seu uso ocorre sem conexão à internet. Para isso, contudo, é necessário fazer o download do mapa com antecedência, quando estiver devidamente online.

O acesso à ferramenta é simples. Primeiramente, abra o menu localizado na lateral esquerda. Então, clique em “Mapas Offline” e selecione áreas de uma cidade ou bairro, ou mesmo um trajeto específico, e após realize o download.

Assim você nunca mais irá passar por maus bocados sem saber onde ir, como ir ou a melhor forma de ir!

Google maps: guia completo sobre o aplicativo de navegação do Google
Rolar para o topo